Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Celina Por Aí

Viagens, dia-a-dia, moda, entre outros. Celina Por Aí é de tudo um pouco.

Celina Por Aí

03.12.19

Santa Bebiana no Paul, Covilhã (Portugal)


Celina

santa-bebiana-covilha-paul-celinaporai.jpg

"Quer chova, quer neve, quem tem sede bebe!" este é o lema da Santa Bebiana, uma festa profana realizada no Paul (Covilhã), no primeiro fim-de-semana do mês de dezembro.
Ora, dado que é uma festa profana, na realidade não existe uma Santa como estamos habituados a ver, aqui a Santa é um pipo que vai em cima de um andor. Mas existe procissão? Sim, existe.


Mas antes de mais pormenores vamos à sua história. Sim, a Santa Bebiana no Paul tem uma longa e antiga história, tão antiga que não se sabe ao certo quando começou.


A Santa Bebiana é a padroeira do vinho e, antigamente, era festejava pelos pastores e agricultores. Não há registos, por isso o que se sabe foram os mais idosos que contaram: os pastores colocavam chocalhos à cintura e festejavam junto às pipas de vinho. Após isso, faziam uma ceia, havia um sermão e rezavam o Pai Nosso dos Bêbados. Mais recentemente, em 2005, a Casa do Povo do Paul reuniu todas as informações e recriou a festa. Podes ler a história na página da Santa Bebiana no Facebook na secção "Sobre > História".


A festa realiza-se em três dias: sexta, sábado e domingo, onde, no sábado, existe sempre uma procissão seguida de sermão, com início marcado para as 22h.
Há cada vez mais pessoas a participar na procissão.


Este ano a festa realizou-se nos dias 29, 30 e 1 de dezembro. Quem me acompanhou através dos Instagram Stories viu um pouco do que se passou na Santa Bebiana. Quem não me acompanhou ainda pode ver, deixei tudo destacado com o nome "Santa Bebiana" em @celinaporai e fiz uma publicação, que podes ver aqui.


Quem não conhece ou nunca participou recomendo a marcarem na agenda o primeiro fim-de-semana do mês de dezembro e a seguirem a página no Facebook da Santa Bebiana. É um evento que recomendo, principalmente a procissão e o sermão.

Deixo aqui algumas fotos da autoria de Luis Agostinho:


Já conhecias esta festa? Este ano contou com a participação dos Caretos de Podence. Darei a conhecer a história deles na próxima publicação.

* Créditos da foto incial aqui.

16 comentários

Comentar post